O que é Biodiesel ?

O Biodiesel consiste em um éster metílico ou etílico. A base de sua matéria-prima é qualquer óleo vegetal ou animal, e o mesmo é transformado por meio de reações químicas produzidas pelos processos de transesterificação, esterificação ou craqueamento térmico. O processo mais utilizado no mundo é a transesterificação, sendo que a catálise pode ser alcalina, ácida ou enzimática.

O Biodiesel pode ser usado em motores ciclo diesel na sua forma pura ou em combinação com diesel de petróleo, não sendo necessária, portanto, nenhuma modificação nos motores. Seu processo de produção é considerado ecologicamente correto uma vez que não promove agressão ao meio ambiente, isentando-o de resíduos ou poluição sonora. Tal processo também gera um subproduto, a glicerina, substância atualmente comercializada e com grandes perspectivas no mercado de geração de energia, fabricação de sabão e produção de plástico.

É de extrema importância a retirada da glicerina do óleo. A queima da glicerina emite gases cancerígenos e a mesma é responsável pela danificação dos motores.

Por que usar o Biodiesel ?

O uso do Biodiesel é considerado de grande importância sócio-ambiental para o mercado mundial. Como fonte de energia de substituição perfeita, o Biodiesel é capaz de reduzir em até 80% a poluição quando comparado ao diesel mineral.

O Biodiesel apresenta diversas vantagens que merecem destaque:
• Fortalece o Agronegócio e sua diversificação de produtos.
• Colabora para o desenvolvimento regional sustentável;
• Colabora para a fixação do homem no campo (quando usada a matéria-prima de colheita manual) através da geração de emprego e renda;
• Aumenta a arrecadação regional devido ao aquecimento da atividade econômica;
• Reduz as emissões de CO2 e outros poluentes, sendo um substituto do diesel;
• Diminui a dependência do Petróleo/Diesel;
• Promove a substituição de combustível fóssil por renovável;
• O Governo em todas as esferas, bem como instituições privadas, apóia a sua produção e utilização.


.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

English Spain Français Deutsch Italian Japan Russian Korea

  ©

Subir